O diagnóstico pode ser feito pela simples aparência das áreas em que houve queda de cabelo, associado a um exame rápido e indolor chamado tricoscopia, realizado por um especialista.
Os casos nos quais a perda de cabelo não se traduz numa calvície total, mas sim em uma escassez e na má qualidade do cabelo existente (torna-se escorrido e mais fino) costumam corresponder a uma alopecia difusa, na qual a perda do cabelo é desencadeada por problemas endócrinos como a alterações da tiroide, por exemplo, ou pelos efeitos secundários de certos medicamentos, como: contraceptivos, fármacos para doenças psiquiátrica e por estados de má nutrição.
Quanto à alopecia feminina, a causa mais frequente é a passagem do tempo, que faz com que o cabelo se torne mais fraco, frágil e fino. Esta também está relacionada com a etapa da menopausa, devido principalmente aos efeitos das alterações hormonais que ocorrem nessa altura e que afetam tanto o ritmo de crescimento do cabelo como o estado do mesmo.
Independentemente da causa e do tipo de alopecia, logo que sinta que o seu cabelo está a cair mais do que habitualmente, deve consultar uma clínica especializada ponto cabelo. Quanto mais rápido abordar o problema, melhor será o resultado!